Antônio Valtenir Costa — a morte do empresário de 48 anos expõe a gravidade de um trecho da Praia da Sabiaguaba apontado como ponto cego da torre de salva-vidas e reacende o debate sobre segurança em áreas com barreiras de pedras.
Resgate e confirmação do óbito
O Corpo de Bombeiros informou que Antônio entrou no mar e desapareceu em um trecho atrás da barreira de pedras, considerado fora do alcance visual da torre de salva-vidas.
Lula: empate técnico com Flávio Bolsonaro, 46% a 45%
Leia a matéria completa →
Rapha Borges: método que transforma briefings em casos premiados
Leia a matéria completa →
Guto Zacarias perde vaga ao sofrer denúncia por coação
Leia a matéria completa →
Tabela do Brasileirão 2026: classificação atualizadaVer classificação, artilharia e próximos jogos →Pessoas no local acionaram as equipes; os bombeiros atravessaram o rio para alcançar a vítima. Antônio apresentou sinais graves de afogamento, sofreu parada cardíaca na areia e teve óbito confirmado por uma equipe do Samu. Também atuaram na ocorrência a Polícia Militar e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Mais do que irmão, foi companheiro, esposo e pai exemplar. Um homem íntegro, de coração bom, que deixa lembranças, ensinamentos e um vazio imenso em nossas vidas”.
Velório, origem e repercussão local
Natural de Tarrafas, no Cariri, Antônio residia em Cariús e estava em Fortaleza a passeio com a família quando ocorreu o afogamento. O velório de Nego Costa está marcado para as 17h desta segunda-feira (12), no Cemitério São Sebastião, em Cariús.
A Câmara Municipal de Cariús divulgou nota de pesar e houve manifestações nas redes sociais por parte de familiares; o vereador Nildo Costa, irmão da vítima, alterou sua foto de perfil como forma de luto.
O que você acha? O que você pensa sobre a necessidade de reforço na sinalização e vigilância em trechos com barreiras de pedras? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria.
Foto: Divulgação
Perguntas Frequentes
Onde aconteceu o afogamento de Antônio Valtenir Costa e quando será o velório?
Antônio Valtenir Costa morreu na Praia da Sabiaguaba, em Fortaleza, neste domingo (11). O velório de Nego Costa está marcado para as 17h de segunda-feira (12) no Cemitério São Sebastião, em Cariús, município onde ele residia e que fica na região do Cariri.
Como as equipes de emergência atuaram no resgate de Antônio Valtenir Costa?
Antônio Valtenir Costa foi resgatado após alerta de banhistas: o Corpo de Bombeiros atravessou o rio para alcançar o trecho atrás da barreira de pedras, apontado como ponto cego da torre de salva-vidas. Na areia, houve parada cardiorrespiratória; Samu atestou o óbito, e a Polícia Militar e a Ciopaer também participaram da ocorrência.
Quais manifestações públicas houve após a morte de Antônio Valtenir Costa?
Antônio Valtenir Costa teve manifestações de pesar de familiares e órgãos locais: o deputado estadual Nizo Costa publicou uma nota nas redes sociais descrevendo o irmão como homem íntegro, e a Câmara Municipal de Cariús divulgou comunicado de solidariedade ao vereador Nildo Costa e à família. O episódio repercutiu nas redes sociais da região.
Marcos Antonio