Ceará — Cinco locais de votação no estado foram remanejados para o 2º turno das Eleições 2026, o que pode alterar rotas e a logística de eleitores em cidades do interior e na capital. As mudanças, previstas para o dia 25 de outubro, foram motivadas por questões de segurança e condições inadequadas das instalações.
Quais seções e onde foram transferidas
Em Jardim, os eleitores que votavam nas seções 352 e 397 na Capela Nossa Senhora da Conceição, no Sítio Riacho Fundo do Corrente, passam a votar nas mesmas seções na Escola Luiz Leite Bringel, no Distrito Corrente.
Fortaleza antecipa Dia do Professor e emenda feriado de Aparecida
Leia a matéria completa →
Toin Negão condenado a 18 anos e 9 meses por matar Teletobes
Leia a matéria completa →
Felca anuncia retorno com post misterioso: "Eu me escondi por tempo demais"
Veja o que aconteceu →
Tabela do Brasileirão 2026: classificação atualizadaVer classificação, artilharia e próximos jogos →Em Fortaleza, a seção 194 que funcionava no Centro de Inclusão Tecnológica e Social do Parque São José, na Rua Cônego de Castro, n° 3955, foi transferida para o prédio vizinho: Escola Irmão Urbano Gonzales Rodriguez, Rua Cônego de Castro, n° 4055.
Em Quixadá, as seções 02, 207 e 465 saem da Escola José Jean da Silva Pereira, Rua da Estrela, n° 425 (Campo Novo), e passam a funcionar na Escola Modelo José Bonifácio de Sousa, Travessa da Lavanderia, n° 152 (Campo Novo). Já as seções 73 e 183 deixam o prédio do Escritório do Dnocs, na Estrada do Repartidor (Cedro), e vão para o Campus do IFCE, Av. José de Freitas Queiroz, n° 5000 (Cedro).
Em Palmácia, as seções 170, 396 e 606 que atuavam na Escola Municipal Ramilson Holanda Luz, Rua Francisco de Queiroz, s/n – Centro, foram deslocadas para o CEI Antônio Martins, na mesma rua.
As alterações consideram questões de segurança, riscos à integridade das equipes e ao patrimônio da Justiça Eleitoral.
Motivos, alcance e orientações para eleitores
As mudanças no Ceará seguem critérios de segurança e de condições físicas dos locais: falta de acessibilidade, instalações precárias, ausência de banheiros ou água, espaço insuficiente para filas e telhados comprometidos foram apontados entre os problemas que motivaram transferências.
No plano nacional, o Tribunal Superior Eleitoral registrou a alteração de 4.352 seções para o 2º turno, o equivalente a 0,87% das unidades eleitorais do país. A orientação central é que o eleitor confirme o local de votação com antecedência pelo aplicativo e‑Título ou pelo portal de autoatendimento do TSE para evitar deslocamentos desnecessários no dia 25 de outubro.
Foto: Divulgação
O que você acha? Você acha que a mudança de local deve ser amplamente divulgada em cada município para evitar confusão no dia da votação? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria de Política.
Perguntas Frequentes
Como o eleitor no Ceará pode confirmar se o seu local de votação foi alterado para o 2º turno?
O eleitor no Ceará pode confirmar o local de votação pelo aplicativo e‑Título ou pelo portal de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral. Para o 2º turno marcado para 25 de outubro, recomenda‑se checar com antecedência porque, no país, houve a transferência de 4.352 seções, o que pode gerar deslocamentos diferentes do habitual.
Quais mudanças específicas ocorreram em Jardim, Fortaleza, Quixadá e Palmácia no Ceará?
O Ceará teve cinco locais alterados: em Jardim, as seções 352 e 397 saem da Capela Nossa Senhora da Conceição e passam para a Escola Luiz Leite Bringel; em Fortaleza, a seção 194 muda para a Escola Irmão Urbano Gonzales Rodriguez; em Quixadá e Palmácia houve remanejamentos de várias seções para escolas e para o Campus do IFCE.
Por que o TRE-CE alterou esses locais de votação no Ceará para o 2º turno?
Ceará teve endereços alterados por motivos de segurança e por problemas estruturais nas dependências originais, incluindo falta de energia, reformas em curso, ausência de acessibilidade, instalações sem banheiros e telhado comprometido. Essas transferências seguem critérios preventivos adotados pela Justiça Eleitoral para proteger equipes e patrimônio.
Vinicius Balbino