Lula — a confirmação de que aceita as 19 condições impostas por Flávio Bolsonaro muda o formato do desafio público entre os dois candidatos: em vez de uma provocação isolada, a medida agora segue para o Tribunal Superior Eleitoral com horários e alcance definidos, o que pode levar à investigação formal de contas e comunicações.
Como segue o protocolo no TSE
A coordenação de campanha de Lula vai protocolar um documento no Tribunal Superior Eleitoral às 11h desta quinta-feira (22) informando que concorda com as exigências apresentadas pelo candidato do PL. O procedimento formaliza o diálogo sobre a quebra de sigilos e abre caminho para que a Justiça avalie os pedidos.
Time do Ciro no Ceará declara apoio a Flávio Bolsonaro
Leia a matéria completa →
Cícero "Luquinhas" é preso por morte de motorista de topique
Leia a matéria completa →
Orionídeas: janela ideal para ver até 20 meteoros por hora
Leia a matéria completa →
Tabela do Brasileirão 2026: classificação atualizadaVer classificação, artilharia e próximos jogos →O desafio começou no debate de 18 de outubro e ganhou tração quando Lula já havia entregue, em 20 de outubro, uma autorização ao TSE para a quebra dos seus sigilos bancário e telefônico, incluindo pedido para acessar dados de seus cinco filhos.
“Fiz questão de colocar meus cinco filhos porque toda eleição se inventa uma coisa contra minha família, e eu resolvi não ficar quieto.”
O que as 19 exigências incluem
Entre os pontos que compõem as 19 solicitações estão a abertura de sigilos bancário, fiscal e telefônico de assessores e empresas ligadas a familiares, a divulgação de registros de visitantes do Palácio do Planalto e o detalhamento de gastos do cartão corporativo da Presidência desde janeiro de 2023.
Também constam pedidos para a abertura de contas do Instituto Lula e da empresa L.I.L.S. Palestras, a divulgação da reunião entre Lula e Daniel Vorcaro realizada em 2024, e a quebra de sigilo do ex-chefe de gabinete Marco Aurélio Santana, conhecido como “Marcola”.
O que você acha? O que você pensa dessa troca de condições entre Lula e Flávio Bolsonaro? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria.
Foto: Divulgação
Perguntas Frequentes
O que Lula protocolou no TSE sobre as exigências de Flávio Bolsonaro?
Lula protocolará no Tribunal Superior Eleitoral um documento às 11h desta quinta-feira (22) informando que aceita as 19 condições apresentadas por Flávio Bolsonaro. A peça formaliza a concordância com os pedidos de acesso a sigilos e determina que a questão seja tratada pela Justiça eleitoral, com possibilidade de investigação dos dados solicitados.
Quais são exemplos das 19 exigências de Flávio Bolsonaro relacionadas à quebra de sigilos?
Flávio Bolsonaro incluiu 19 pedidos que vão da quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos últimos 20 anos à abertura das contas do Instituto Lula e da L.I.L.S. Palestras. A lista também menciona o acesso aos registros de visitantes do Planalto, a reunião com Daniel Vorcaro em 2024 e gastos do cartão corporativo desde janeiro de 2023.
O que Lula já entregou ao TSE sobre seus próprios sigilos?
Lula entregou ao Tribunal Superior Eleitoral, em 20 de outubro, uma autorização para a quebra de seus sigilos bancário e telefônico, incluindo o pedido para abertura dos dados bancários de seus cinco filhos. A medida foi apresentada como resposta ao debate público e como esforço para esclarecer acusações durante a campanha.
Vinicius Balbino