Siga o Jornal Liberdade no Google Clique em Seguir e não perca nenhuma novidade. Seguir Fama

Malévola Alves: prisão no Egito e jornal usa termo transfóbico

Resumo

Malévola Alves foi detida na terça-feira, 20/10, em Alexandria, no Egito, depois de, segundo relatos locais, gravar vídeos considerados inapropriados em bazares e ruas turísticas; a prisão gerou ampla repercussão na imprensa egípcia, que chamou os vídeos de “ofensivos” e um dos veículos usou termo transfóbico; o passaporte dela foi retido e um advogado acompanha o caso na delegacia.

Malévola Alves: prisão no Egito e jornal usa termo transfóbico
Foto: Divulgação
Pergunte à IA sobre isto:

Malévola Alves — a detenção da influenciadora trans em Alexandria ganhou destaque internacional não apenas pelo aspecto jurídico, mas pela linguagem empregada por parte da imprensa egípcia, que reprimiu os vídeos e, em ao menos um caso, utilizou termo transfóbico ao noticiar o episódio.

Como veículos egípcios descreveram os vídeos e a repercussão

Jornais locais qualificaram o material gravado por Malévola Alves como “vídeos ofensivos” e afirmaram que as cenas ocorreram em bazares e vias públicas, com movimentos interpretados como de exibição e, em um relato, como assédio a transeuntes.

Entre as publicações mencionadas, o Al-Wafd relatou “movimentos de exibição com insinuações sexuais e assédio a transeuntes”, enquanto o Al-Raees News descreveu o conteúdo como algo que “fere o pudor”. Outro veículo chegou a publicar uma linha editorial que incluiu a frase de cunho transfóbico.

“Ela está sendo muito atacada nas redes por conta de gênero. Torcer para ela poder voltar logo [para o Brasil]”.

Detenção, situação do passaporte e acompanhamento jurídico

Malévola Alves e uma amiga foram detidas na terça-feira, 20/10, e levadas a uma delegacia em Alexandria, onde as autoridades teriam retido o passaporte da influenciadora. A informação também aponta que ela ficou sem acesso ao celular desde as 11h daquele dia.

A assessoria informou que um advogado está auxiliando Malévola Alves na delegacia e que há preocupação com questionamentos sobre a identidade de gênero dela durante o processo. Nas redes sociais, o caso provocou protestos e discussões sobre tratamento midiático e direitos.

O que você acha? Você já passou por algo parecido ou conhece alguém que viveu situação semelhante? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria.

Foto: Divulgação

Perguntas Frequentes

Onde Malévola Alves foi detida e quais foram as acusações apresentadas?

Malévola Alves foi detida em Alexandria, no Egito, na terça-feira, 20/10, e as informações locais apontam que a prisão ocorreu após gravações em bazares e ruas turísticas. As autoridades alegaram que os vídeos violaram costumes locais; o passaporte dela foi retido e ela foi levada a uma delegacia.

Como a imprensa egípcia retratou a prisão de Malévola Alves?

Malévola Alves teve a detenção amplamente noticiada na imprensa egípcia, que qualificou os materiais como “vídeos ofensivos”. O jornal Al-Wafd descreveu “movimentos de exibição com insinuações sexuais”, o Al-Raees News falou em conteúdo que “fere o pudor” e outro veículo usou termo transfóbico.

Qual é a situação atual de Malévola Alves e quem a acompanha no caso?

Malévola Alves está sem acesso ao celular desde às 11h do dia da detenção, teve o passaporte retido e foi levada a uma delegacia em Alexandria. A assessoria informou que um advogado está auxiliando a influenciadora, que também enfrenta questionamentos públicos sobre sua identidade de gênero.

Compartilhar:
POR Beatriz Farias
Beatriz Farias

Cobertura e plantão de notícias | Beatriz Farias acompanha os principais acontecimentos e mantém as matérias sempre atualizadas. Trabalha com rapidez, apuração cuidadosa e texto claro.

Talvez Você Goste