Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — a corte reagiu à escalada de ataques online contra servidores eleitorais, acionando a Polícia Federal e adotando medidas de proteção depois que milhares de postagens com conteúdo ameaçador e de desinformação se multiplicaram nas redes sociais.
Alcance das agressões nas redes
O TSE contabilizou cerca de 30 mil manifestações direcionadas a servidores até o início da tarde de quinta-feira (8). As publicações detectadas incluem exposição de dados pessoais, ameaças contra familiares, desinformação e discurso de ódio.
Cezinha de Madureira perde reeleição em SP com 60.596 votos
Leia a matéria completa →
Guto Zacarias perde vaga ao sofrer denúncia por coação
Leia a matéria completa →
UFSM reage a seis pichações nazistas com ato estudantil
Leia a matéria completa →
Tabela do Brasileirão 2026: classificação atualizadaVer classificação, artilharia e próximos jogos →Esse volume de ataques, segundo os registros internos do tribunal, desloca o problema do campo virtual para um risco concreto à segurança de funcionários e à confiança no processo eleitoral.
Cerca de 30 mil manifestações nas redes foram registradas contra servidores até o início da tarde de quinta-feira (8).
Resposta institucional e medidas adotadas
Em reação, o TSE acionou a Polícia Federal, comunicou o Ministério Público e notificou as plataformas onde as postagens proliferaram, com o objetivo de apurar responsabilidades e solicitar remoção de conteúdo irregular.
O presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, determinou que servidores e seus familiares contem com medidas de segurança e com apoio psicológico enquanto as investigações e as ações de contenção prosseguem. O tribunal reafirmou seu papel como responsável pela organização das eleições.
O que você acha? Você considera suficientes as medidas tomadas pelo TSE diante das ameaças? Para continuar acompanhando este tema, acesse nossa editoria de Política.
Foto: Divulgação
Perguntas Frequentes
Que tipos de ameaças o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou contra seus servidores nas redes sociais?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou publicações que variam de exposição de dados pessoais a ameaças a familiares, além de conteúdo de desinformação e discurso de ódio; o levantamento indicou cerca de 30 mil manifestações até o início da tarde de quinta-feira (8).
Quais medidas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou após as ameaças?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acionou a Polícia Federal e comunicou o Ministério Público, além de notificar as plataformas responsáveis pelas redes; o presidente Kassio Nunes Marques determinou segurança e apoio psicológico para servidores e seus familiares enquanto se apuram os fatos.
Quando foi feito o balanço de postagens e qual foi o número registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou cerca de 30 mil postagens contra servidores até o início da tarde de quinta-feira (8), e classificou essas interações como casos de exposição de dados, ameaças a parentes, desinformação e incitação por discurso de ódio.
Thiago Nogueira