Siga o Jornal Liberdade no Google Clique em Seguir e não perca nenhuma novidade. Seguir Ceará

Ceará: mortes e roubos caem cerca de 60%, homicídios ficam em 113

Resumo

O Ceará registrou redução próxima de 60% em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e em Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em setembro, com 113 assassinatos ante 269 no mesmo mês do ano passado. Os dados, compilados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e apresentados pela Secretaria de Segurança Pública, mostram queda também no acumulado de janeiro a setembro e recuos mais intensos na Região Metropolitana de Fortaleza.

Ceará: mortes e roubos caem cerca de 60%, homicídios ficam em 113
Foto: Divulgação
Pergunte à IA sobre isto:

Ceará — O estado registrou uma queda expressiva nos indicadores de violência em setembro, resultado que se traduz em menos ocorrências letais e de roubos em todo o território. A comparação com o mesmo mês do ano anterior mostra redução substancial, reflexo, segundo a gestão estadual, de políticas e operações integradas entre as forças de segurança.

Queda geral: números e acumulações

Em setembro, o Ceará contabilizou 113 homicídios, ante 269 no mesmo mês do ano anterior, o que representa uma retração em torno de 58% nas mortes violentas. A série mensal divulgada pela secretaria aponta também redução de 56,3% em roubos e furtos (CVPs) no mês analisado.

No acumulado entre janeiro e setembro, os CVLIs caíram 46,7% e os crimes contra o patrimônio recuaram 52,9% no estado. A própria divulgação ressalta que a redução do acumulado de janeiro a agosto já havia sido de 45,2% em CVLIs, indicando uma tendência de queda ao longo do ano.

“A gente tem uma equipe, uma equipe que tem uma liderança que estabeleceu uma política criminal e a gente define estratégias. Essas estratégias se transformam em protocolos, ações, projetos, programas, operações. Esse trabalho é consequência de decisão política com investimento, com integração, com inteligência.”

Desempenho por regiões e tipos de crime

As diferenças territoriais são marcantes: Fortaleza registrou queda de 58,5% em CVLIs em setembro, enquanto a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) teve redução ainda maior, de 78,5%; o Interior do estado apresentou recuo de 44,8% no mês. No acumulado de janeiro a setembro, a RMF aparece com 69,1% de redução, Fortaleza com 62,6% e o Interior com 24%.

Nos crimes contra o patrimônio, a capital registrou queda de 59,8% em setembro; a RMF recuou 51,7% e o Interior 45,2%. No acumulado dos nove meses, as reduções foram de 54,6% em Fortaleza, 59,3% na RMF e 37,8% no Interior. Segundo o balanço oficial, nenhum município cearense com mais de 100 mil habitantes figura entre as 10 cidades com maiores taxas de CVLIs do país.

O que você acha? Você acredita que as medidas adotadas vão manter a tendência de queda nos próximos meses? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria.

Perguntas Frequentes

Quantos homicídios o Ceará registrou em setembro e como isso compara ao mesmo mês do ano anterior?

O Ceará registrou 113 assassinatos em setembro, ante 269 no mesmo mês do ano anterior, uma redução em torno de 58% nos CVLIs. Os números compilados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram também queda simultânea de 56,3% em roubos e furtos (CVPs) no mês, reforçando recuo amplo nos índices criminais.

Como a redução de crimes no Ceará se distribuiu entre Fortaleza, Região Metropolitana e Interior?

No Ceará, Fortaleza teve redução de 58,5% em CVLIs em setembro, a Região Metropolitana de Fortaleza caiu 78,5% e o Interior recuou 44,8% no mesmo mês. No acumulado de janeiro a setembro, as quedas foram 62,6% em Fortaleza, 69,1% na RMF e 24% no Interior, segundo o balanço divulgado pela secretaria.

No Ceará, o que são CVLI e CVP e quais crimes entram nesses grupos?

No Ceará, CVLI (Crimes Violentos Letais e Intencionais) reúne homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, enquanto CVP (Crimes Violentos contra o Patrimônio) engloba roubo à pessoa, roubo de documentos, roubo de veículos, roubo a residência, roubo de carga, roubos urbanos comuns e casos como sequestro-relâmpago. Em setembro, os CVPs caíram cerca de 56,3%.

Compartilhar:
POR Gloria Maria
Gloria Maria

Redação e entretenimento | Gloria Maria escreve sobre entretenimento, cultura pop e os assuntos do momento. Aposta em textos leves e diretos, feitos para quem quer se informar sem rodeios.

Talvez Você Goste