Siga o Jornal Liberdade no Google Clique em Seguir e não perca nenhuma novidade. Seguir Ceará

Luciano Bazilio propõe "Cidade Caramelo" para 184 municípios

Resumo

O candidato a deputado estadual Luciano Bazilio (PMN) apresentou a proposta de ampliar o projeto "Cidade Caramelo" para os 184 municípios do Ceará, em entrevista concedida em 1º de outubro; a iniciativa prevê retirar animais das ruas, oferecer cuidados e encaminhá‑los para adoção e buscar recursos junto aos governos federal e estadual, com participação das prefeituras. Ele também citou destinação de emendas para Juazeiro do Norte, críticas à Enel e preocupação com a Chapada do Araripe.

Luciano Bazilio propõe "Cidade Caramelo" para 184 municípios
Foto: Divulgação
Pergunte à IA sobre isto:

Luciano Bazilio — Em entrevista em 1º de outubro, o candidato a deputado estadual pelo PMN colocou a causa animal no centro de sua agenda ao propor a expansão do projeto "Cidade Caramelo" para os 184 municípios do Ceará, um plano que promete impacto direto na saúde pública, segurança viária e nas políticas locais de proteção animal.

Cidade Caramelo: alcance, objetivo e logística

O projeto concebido como "Cidade Caramelo" tem como meta retirar animais das ruas, oferecer cuidados veterinários e encaminhá‑los para adoção, segundo a proposta apresentada pelo candidato. A iniciativa, na visão do plano, também atuaria na prevenção de atropelamentos e outros problemas de saúde pública associados à presença de animais soltos.

Bazilio informou que pretende buscar recursos junto aos governos federal e estadual e articular a participação das prefeituras para viabilizar ações locais. Ele afirmou contar com a experiência administrativa obtida durante seu trabalho como secretário de Esporte de Juazeiro do Norte para montar a estrutura e o fluxo de financiamento do projeto.

“Nós vamos verdadeiramente tirar os animais da rua, cuidar e depois colocar para adoção. Nós vamos buscar também, junto ao governo federal, junto ao governo do estado, e os municípios que vão entrar como parceiros. Isso nós vamos colocar esse projeto em pauta, se Deus quiser, ano que vem, para que se possa se votar. A Cidade Caramelo é tremendamente viável”

Emendas, articulação política, Enel e Chapada do Araripe

Além da pauta animal, Luciano Bazilio declarou que pretende destinar parte das emendas ao município de Juazeiro do Norte e outras parcelas aos municípios do Cariri e demais regiões do Ceará, mantendo uma atuação além do território em que nasceu. Apesar de citar oposição ao prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), o candidato disse que busca manter relação institucional com a gestão municipal caso seja eleito.

Em temas setoriais, Bazilio manifestou críticas à atuação da Enel no estado, defendendo a saída da concessionária do Ceará ou mudanças significativas na prestação do serviço devido a problemas reclamados pela população ao longo dos anos. Sobre a Chapada do Araripe, ele pediu que deputados e especialistas discutam medidas para proteger a fauna e a cobertura florestal da região.

O que você acha? Você concorda com a ampliação do projeto para os 184 municípios do Ceará e com a proposta de buscar recursos federais e estaduais? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria de Política.

Perguntas Frequentes

O que é o projeto Cidade Caramelo proposto por Luciano Bazilio e como ele funcionaria nos 184 municípios?

O projeto Cidade Caramelo de Luciano Bazilio prevê retirar animais das ruas, oferecer cuidados veterinários e encaminhá‑los para adoção em todo o Ceará; a ideia é estender a iniciativa para os 184 municípios, com parcerias das prefeituras e busca de recursos junto aos governos federal e estadual para financiar acolhimento, tratamentos e campanhas de adoção.

Como Luciano Bazilio pretende financiar a Cidade Caramelo e qual o papel das emendas e das prefeituras?

Luciano Bazilio afirma que a estratégia financeira inclui buscar recursos junto ao governo federal e ao governo do estado, além de articular parcerias municipais; ele também planeja destinar parte das emendas para Juazeiro do Norte e outras verbas para municípios do Cariri, usando sua experiência como secretário de Esporte em Juazeiro do Norte para gerir a execução.

O que Luciano Bazilio disse sobre a Enel e a Chapada do Araripe em sua entrevista?

Luciano Bazilio defendeu a saída da Enel do Ceará ou a adaptação da concessionária à realidade local, citando reclamações da população sobre o serviço; sobre a Chapada do Araripe, ele pediu que deputados e especialistas debatam medidas para evitar ações que possam prejudicar a fauna e a cobertura florestal da região.

Compartilhar:
POR Beatriz Farias
Beatriz Farias

Cobertura e plantão de notícias | Beatriz Farias acompanha os principais acontecimentos e mantém as matérias sempre atualizadas. Trabalha com rapidez, apuração cuidadosa e texto claro.

Talvez Você Goste