Siga o Jornal Liberdade no Google Clique em Seguir e não perca nenhuma novidade. Seguir Segurança

Provedores de internet: lojas no Ceará sofrem ameaças e vandalismo

Resumo

Lojas de provedores de internet em Alcântaras (CE) foram alvo de vandalismo e pichações com ameaças registradas na sexta-feira (16). A Polícia Militar reforçou o patrulhamento local e a Polícia Civil abriu investigação com apoio do Draco, do DPI-Norte e da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS. A secretaria também informou que 100 pessoas foram capturadas desde julho de 2025 em ações relacionadas ao setor.

Provedores de internet: lojas no Ceará sofrem ameaças e vandalismo
Foto: Divulgação
Pergunte à IA sobre isto:

Provedores de internet — estabelecimentos do setor em Alcântaras, no interior do Ceará, foram alvos de vandalismo e receberam pichações com conteúdo ameaçador, o que motivou reforço do policiamento e acionamento de forças de investigação especializadas. O episódio integra um contexto mais amplo de ações policiais contra crimes envolvendo empresas do setor, num período que acumula 100 capturas desde julho de 2025.

Reforço policial e investigação em Alcântaras

O registro de depredações na sexta-feira (16) levou a Polícia Militar do Ceará (PMCE) a aumentar a presença ostensiva na cidade. A medida visa dar resposta imediata e prevenir novos ataques a lojas de provedores de internet na região.

A Polícia Civil também deslocou reforços e envolveu a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e o Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI-Norte) nas diligências, com suporte da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

100 pessoas foram capturadas desde julho de 2025 em operações relacionadas a crimes contra empresas do setor de internet, segundo informações oficiais da secretaria de segurança.

Operações estaduais e foco em provedores irregulares

As ações em curso integram um protocolo contra práticas criminosas que atingem empresas provedoras, incluindo o combate a provedores ilegais e a estruturas clandestinas que buscam monopolizar a oferta de internet. As atividades combinam operações de polícia ostensiva, cumprimento de mandados, fiscalizações e inspeções.

A SSPDS descreveu que as capturas ocorreram tanto por prisões em flagrante quanto pelo cumprimento de mandados, e que os levantamentos de inteligência, somados a denúncias recebidas, têm guiado as intervenções. Não há, até o momento, detalhamento público sobre quantos estabelecimentos foram atingidos, o montante de prejuízos ou eventuais interrupções no serviço aos clientes.

O que você acha? Você acha que as ações policiais serão suficientes para identificar e prender os responsáveis pelos ataques a provedores de internet? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria.

Foto: Divulgação

Perguntas Frequentes

O que aconteceu com as lojas de provedores de internet em Alcântaras?

As lojas de provedores de internet em Alcântaras foram vandalizadas e receberam pichações com ameaças na sexta-feira (16). A situação motivou reforço do policiamento pela PMCE e o envio de equipes da Polícia Civil; Draco e DPI-Norte conduzem as investigações com apoio de inteligência da SSPDS, enquanto apurações seguem em andamento.

Quantas prisões já foram registradas nas ações contra crimes envolvendo provedores de internet?

A SSPDS reportou 100 capturas desde julho de 2025 em operações relacionadas a crimes contra empresas do setor de internet. Essas detenções resultaram do cumprimento de mandados e de prisões em flagrante, mas a secretaria não detalhou quantas prisões correspondem a cada ocorrência ou município.

Como as investigações sobre ataques a provedores de internet estão sendo conduzidas e como a população pode colaborar?

As investigações sobre ataques a provedores de internet são conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e pelo Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI-Norte), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Supesp. A população pode colaborar pelo Disque-Denúncia 181, que recebe informações para auxiliar as apurações.

Compartilhar:
POR Dimitri Lares
Dimitri Lares

Redação e cobertura geral | Dimitri Lares acompanha o noticiário do dia a dia e os temas de interesse amplo. Prioriza texto objetivo, atualizado e fácil de acompanhar.

Talvez Você Goste