Barreirão — A comunidade do Barreirão, em Cajazeiras, voltou a ser palco de violência que preocupa moradores: uma mulher de 60 anos foi morta a tiros dentro de sua residência na Rua Antônio Conselheiro na terça-feira (20), e a resposta policial segue em ritmo de urgência para identificar responsáveis e conter possíveis novos incidentes.
Homicídio confirmado e linha de investigação
A vítima foi identificada como Maria Zeneide, de 60 anos. O crime ocorreu dentro do domicílio, e até a noite de terça não havia registro de prisão de suspeitos.
MPCE pede arquivamento após 17 laudos no caso Isabelle Caracristi
Leia a matéria completa →
Isabelle Caracristi: MPCE pede arquivamento por induzimento ao suicídio
Leia a matéria completa →
João Munhoz Neto: prisão revogada e monitoramento eletrônico imposto
Leia a matéria completa →
Tabela do Brasileirão 2026: classificação atualizadaVer classificação, artilharia e próximos jogos →A apuração do homicídio está a cargo da 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que recebeu o caso para investigação formal e diligências na área.»
O homicídio ocorreu na Rua Antônio Conselheiro, na comunidade do Barreirão; até a noite de terça não havia prisões e foi registrada ocorrência relacionada à expulsão de moradores.
Risco de deslocamento e presença das forças de segurança
Além do crime, foi registrada uma ocorrência envolvendo expulsão de moradores, que motivou a abertura de investigação sobre ameaça de "deslocamento forçado" na comunidade. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) passou a apurar essa linha de investigação.
O policiamento na região foi reforçado por equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), com o objetivo de garantir segurança imediata e dar suporte às apurações em curso.
O que você acha? Você considera que as medidas anunciadas e o reforço de patrulha serão suficientes para proteger moradores do Barreirão e evitar deslocamentos forçados? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria.
Foto: Divulgação
Perguntas Frequentes
O que se sabe sobre a morte de Maria Zeneide no Barreirão?
Maria Zeneide, de 60 anos, foi morta a tiros dentro de casa na Rua Antônio Conselheiro, na comunidade do Barreirão, em Cajazeiras, na terça-feira (20). A 7ª Delegacia do DHPP conduziu o registro do homicídio; até a noite do mesmo dia não havia prisões e as equipes realizavam buscas e levantamentos periciais.
Quem investiga a possível expulsão de moradores na comunidade do Barreirão?
A apuração sobre a ameaça de expulsão de moradores no Barreirão ficou sob responsabilidade da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que passou a investigar o chamado deslocamento forçado após registro de ocorrência. A questão tramita como investigação paralela às diligências do DHPP.
Qual é o papel das forças de segurança após o homicídio no Barreirão?
O Policiamento Ostensivo Geral (POG) e o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) intensificaram o patrulhamento na área do Barreirão para preservar a ordem e dar proteção aos residentes. Paralelamente, a 7ª Delegacia do DHPP e a Draco permanecem com as investigações abertas.
Rafael Menezes